O seu comentário é muito importante pra mim...

É muito gostoso compartilhar tudo com todos, rir com você, chorar com você...é importante saber que o sol e a chuva vem pra todos...

domingo, 12 de dezembro de 2010

Veja Isso:

O câncer de mama é uma das maiores causas da morte de mulheres por câncer no mundo, apesar de ser uma doença com alta chance de cura – desde que descoberta no início. Por isso, o Instituto Avon, criado para trabalhar por causas que fortaleçam a mulher, dissemina informações sobre os exames preventivos e apoia projetos que aumentam o acesso a estes exames.

Disque saúde mulher 0800 611 997 Ministério da saúde

Confira a seguir o que toda mulher precisa saber sobre o câncer de mama. São dicas para você proteger a própria vida e contribuir para que outras mulheres sobrevivam a esta doença.

  • O que é câncer de mama?
  • Aparece só em mulheres mais velhas?
  • Por que aparece?
  • Se uma mulher na família teve a doença, todas terão?

    As chances são maiores, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente se for irmã ou mãe e a doença tiver aparecido antes dos 50 anos. Mas não quer dizer que basta isso para se ter câncer de mama. Aliás, a maioria dos casos é de mulheres que nunca souberam de câncer na família.

  • Por que aumentam tanto os casos?

    Por que o estilo de vida da sociedade mudou muito nas ultimas décadas, e as mulheres, em especial, passaram a sofrer mais com o estresse e hábitos prejudiciais à saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, ter filhos ou amamentar já não é desejo de todas. Vale lembrar que fatores externos, como uma maior exposição a poluentes, também podem influenciar no aumento dos casos de câncer em geral.

  • Tem cura?

    Sim, mas fica mais difícil dependendo da demora no diagnóstico e do início do tratamento. O câncer de mama tem chance de cura de 95%, mas apenas se for descoberto logo no início.

  • Como se descobre no início?

    Principalmente com a mamografia, que consegue descobrir tumores mesmo quando ainda são muito pequenos. É um exame que faz um raio-X das mamas, posicionando-as entre duas placas.

  • A mamografia dói?

    Pode causar algum incômodo em mulheres com maior sensibilidade, mas é totalmente suportável. O melhor é sempre fazer o exame uma semana depois da menstruação.

  • Toda mulher tem que fazer?

    Sim, mas é o médico que determina quando é o momento para começar a fazer o exame como rotina. A doença atinge principalmente mulheres entre 50 e 69 anos, mas o SUS garante mamografia gratuita para todas as mulheres a partir de 40 anos. Vale lembrar que, quando a mulher está dentro de um grupo de risco, deve começar a fazer o exame ainda mais cedo. Por isso é importante conversar com seu médico e receber todas as orientações.

  • Quais os sinais da doença?

    O câncer pode não dar sinal nenhum no início, por isso é importante ter os exames de rotina em dia. Com o desenvolvimento da doença, o sinal externo que mais aparece é o caroço nas mamas ou nas axilas. Além disso, a pele e o formato das mamas podem mudar ou o bico soltar uma secreção.

  • Com estes sinais, é certo que a doença existe?

    Não. Em cerca de 80% dos casos, os caroços (chamados de nódulos) são benignos. Mulheres jovens muitas vezes apresentam vários nódulos na mama que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. É preciso sempre consultar o médico.

  • Dá pra evitar?

    Ter hábitos saudáveis e cuidar da qualidade de vida ajuda muito – mas, ainda assim, a doença pode aparecer. Na verdade, basta ser mulher para ter uma chance razoável. Para se ter idéia, 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama em alguma fase da vida.

  • O que aumenta as chances de ter a doença?

    Menstruar antes dos 12 anos ou chegar à menopausa depois dos 55 aumentam as chances. Alguns estudos também mostram que há mais risco quando a mulher não teve filhos, engravidou pela primeira vez após os 30 anos ou é obesa.

  • O que mulheres com o maior risco devem fazer?

    Devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos.

  • O médico precisa apalpar as mamas da paciente durante a consulta?

    Sim, ele faz isso durante o exame clínico das mamas, que é muito importante para ver se está tudo bem. Este exame deve ser anual e todas as mulheres, seja qual for a idade, devem fazer.

  • E se o médico nunca faz este exame?

    Peça, é um direito seu – seja na rede particular ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Peça também orientações sobre o autoexame. Não admita recusas!

  • O autoexame descobre a doença no início?

Nenhum comentário: